Agrale
A Agrale é uma empresa com capital e controle 100% nacional, líder do grupo Francisco Stedile produz junto com suas subsidiarias(Agrale Montadora, Agrale Argentina, Agrale Comercial e Lintec) modernas linhas de tratores, caminhões, chassis para ônibus, utilitários 4x4,motores e grupos geradores com mais de 1 milhão de produtos fabricados.
Foi fundada em Porto Alegre em 14 de dezembro de 1962 ,com a denominação de Agrisa - Indústria Gaúcha de Implementos e Maquinários Agrícolas S.A., produzindo motocultivadores “Agrisa - Bungartz”e seus motores diesel. Em 14 de outubro, o Grupo Francisco Stedile adquire o controle acionário da Agrisa, transferindo-a para Caxias do Sul e alterando sua denominação para Agrale S.A Tratores e Motores. A partir daí a empresa passa por um período de grande crescimento, graças ao espírito empreendedor e ao dinamismo de Francisco Stedile. História
Em 1965 lançou o microtrator de 4 rodas Agrale T 415, já desenvolvido com tecnologia própria e o primeiro trator fabricado no Rio Grande do Sul. Um marco no processo de mecanização da agricultura familiar brasileira.
Em 1975 ampliou a capacidade de produção com a inauguração de importante fábrica própria, hoje denominada Fábrica 1, atual centro administrativo, unidade montadora de tratores e motores e produtora de componentes.
Já em 1982 iniciou a comercialização do caminhão Agrale TX 1100, precursor da atual família de veículos Agrale, que até o presente momento ultrapassa mais de 90 mil unidades vendidas.
Iniciou a produção de motocicletas e ciclo motores em 1983, após a aquisição da fábrica de ciclomotores Alpina e do acordo com a italiana Cagiva SPA, descontinuada em maio de 2006, dos quais foram produzidas 100 mil unidades.
Em 1985 teve nova ampliação da capacidade produtiva, com a inauguração da denominada Fábrica 2 em Caxias do Sul, unidade de montagem de veículos.
Antecipando-se ao conceito do Mercosul, a Agrale firma