Pesquisa Operacional empresa AGRALE
Ramon Diego Tecchio
Renato Mossini
Renato Rosa Curso de Administração de Empresas
PESQUISA OPERACIONAL
Caxias do Sul, 14 de Novembro de 2012.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVO 3
3. REFERENCIAL TEÓRICO 4
4. DESENVOLVIMENTO (SOLVER) 7
5. CONCLUSÃO 11
1. INTRODUÇÃO
1.1 A empresa
A Agrale S/A teve sua origem em 1962, com a denominação de Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S/A – Agrisa, localizada em Sapucaia do Sul – RS, com o objetivo de fabricar motores estacionários e microtratores de duas rodas.
No ano de 1965, a Agrale S/A. surge efetivamente como Grupo Francisco Stédile, adquirindo, através do BRDE, o controle acionário da Agrisa, transferindo-a, em novembro desse mesmo ano, para AGRALE S/A, fabrica 1, situada na BR116, Bairro São Ciro, Caxias do Sul. Hoje a empresa possui mais duas unidades em Caxias do Sul.
Em 2002, a empresa iniciou a operação de sua primeira unidade produtiva fora do Brasil, a Unidade Colômbia, destinada à produção de caminhões e chassis para microônibus, instalada na cidade de Bogotá
A Agrale S.A. define seu negócio como a fabricação de veículos automotores e seus componentes. Conta com uma equipe de engenheiros exclusivamente dedicados á pesquisa e ao desenvolvimento permanente dos seus atuais e novos produtos, mantendo uma equipe técnica especialmente treinada como todo o material especifico necessário á manutenção de seus produtos.
Figura 1: Parque Industrial F. 2
Fonte: Agrale S /A
2. OBJETIVO
Através do programa mensal de produção da empresa, foi analisado o tempo de montagem de 19 produtos em linha, através desse verificou-se que o estágio em que o processo tem seu maior tempo é a revisão final.
Visando um resultado ideal entra demanda, mão de obra e tempo, será utilizado o software Excel em sua ferramenta Solver, avaliando e interpretando os resultados adquiridos na verificação do problema, assim