GEST O FINANCEIRA ALAVANCAGEM
ESTRUTURA DE CAPITAL
2013
SUMÁRIO
1. Alavancagem e Estrutura de Capital 4
2. Tipos de Alavancagem 4
2.1 Alavancagem Operacional 4
2.1 Alavancagem Financeira 5
2.1 Alavancagem Total 5
3. Análise do Ponto de Equilíbrio 6
4. Estrutura de Capital da Empresa 6
4.1 Tipos de capitais 7
5. Riscos 7
5.1 Risco Econômico 8
5.2 Risco Financeiro 8
6. Considerações Finais 9
7. Referências Bibliográficas 10
1. ALAVANCAGEM E ESTRUTURA DE CAPITAL
Em termos financeiros alavancagem de capital é o uso de ativos ou fundos a custos para aumentar os retornos aos proprietários da empresa, em modo geral aumenta-la gera um maior risco e retorno, portanto diminui-la reduz ambos. O volume de alavancagem na estrutura de capital, que é a combinação mantida pela empresa de empréstimos a longo prazo e capital próprio, pode afetar significativamente o risco e retorno da empresa. Ao contrário de outras fontes de risco, a administração tem o controle dos riscos introduzidos pela alavancagem.
2. TIPOS DE ALAVANCAGEM
Existem três tipos básicos de alavancagem:
2.1 ALAVANCAGEM OPERACIONAL – é a “relação entre a receita de vendas da empresa e seu lucro antes dos juros e impostos de renda, ou LAJIR [...]” (GITMAN, 2010, p. 468), que corresponde ao lucro operacional.
Podemos então definir que a Alavancagem Operacional é o uso potencial de custos fixos operacionais para aumentar os efeitos das variações nas vendas sobre o LAJIR.
As variações dos custos operacionais fixos afetam a alavancagem operacional de modo significativo. E alguns casos, a empresa pode usar custos fixos no lugar dos variáveis.
Por exemplo, uma empresa “poderia remunerar seus representantes de vendas com um salário fixo e uma bonificação, em vez de comissionamento puro com base em porcentagem de vedas” (GITMAN, 2010, p. 474).
2.2 ALAVANCAGEM FINANCEIRA – é a “relação entre LAJIR da empresa e o seu lucro líquido por ação ordinária (LPA)” (GITMAN, 2010,