repostagem
Escrito por Nuno Nogueira
Já examinamos o papel do gestor, em particular o papel do CEO, num artigo anterior. Neste artigo, vamos analisar os vários papéis dos gestores séniores que reportam directamente ao CEO. Normalmente, estes gestores são responsáveis pelo cumprimento de funções específicas, tais como marketing, finanças, operações, desenvolvimento de recursos humanos e tecnologias de informação.
Quando uma empresa possui várias unidades de negócio, muitas vezes envolvidas em sectores de actividade diferentes, cada uma terá geralmente o seu próprio director (que reportará ao CEO da empresa). Estes CEOs (a denominação varia, podendo também chamar-se de Vice-Presidentes) situam-se ao nível da unidade de negócios e são responsáveis por uma determinada área de mercado, promovendo a venda de produtos e serviços da empresa, organizando as estratégias comerciais e de marketing, organizando e planeando os recursos da forma que melhor permita à empresa, como um todo, atingir os seus objectivos. Neste tipo de empresas, é comum existirem funções de staff, cuja missão consiste em fornecerserviços de apoio ao negócio principal da empresa. As funções de staff, são tipicamente os recursos humanos, a função financeira, a informática, entre outras.
Portanto, nas grandes empresas, teremos de distinguir gestores de unidades de negócio de gestores de funções de suporte.
Em pequenas empresas, é claro, estas diferentes funções misturam-se sendo muitas vezes a mesma pessoa responsável por mais do que uma função. Em empresas muito pequenas, o proprietário geralmente é quem gere todas as funções, incluindo a coordenação entre eles.
As Principais Funções de Gestão
Como caracterizamos então as principais funções de gestão nas grandes empresas? Veja na lista seguinte as principais competências, responsabilidades e tarefas dos gestores de topo:
Chief Financial Officer (CFO): Os CFO, título que tambémédado ao Director Financeiro, são responsáveis pelo