O monge e o executivo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
SOCIAS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
CIÊNCIAS SOCIAIS – RESUMO
( O MONGE E O EXECUTIVO )
MANAUS
2012
DANIEL COSTA SOUTO – B4920F-5
TEMA: Resumo (O monge e o executivo)
trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota para a NP1, em disciplinas do 2º semestre, do curso de Ciências Sociais da Universidade Paulista, sob a orientação da professora Inalda.
Orientadora: (Prof.º Inalda)
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
Iniciarei com uma descrição geral sobre o livro. Em segundo lugar, vamos nos ater especialmente ao personagem principal e os ensinamentos que um lendário empresário agora irmão em um mosteiro localizado perto de um lago em Michigan.
E, ainda, veremos os grandes ensinamentos que irmão Simeão tem para John e para nós. Por fim, saberemos diferenciar líder de gerente, autoridade de poder, definir habilidade e influência e saber a importância da confiança para um bom relacionamento entre as pessoas de convívio comum.
O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança é um livro que conquistou muitos leitores no Brasil e no mundo.
O termo liderança, algumas vezes é reportada como “liderança servidora ou a verdadeira liderança” — uma concepção de liderança que se tem popularizado recentemente em empresas e organizações, embora, segundo o relato, exista desde tempos remotos.
A obra relata o encontro-retiro, durante uma semana, de líderes de diversos setores sociais num mosteiro ao norte de Michigan, com a finalidade de aprender a essência da verdadeira liderança.
O relato inicia com John Daily, um personagem fictício a representar um homem bem-sucedido, gerente-geral de uma importante indústria de vidro plano que conta com mais de quinhentos funcionários e mais de cem milhões de dólares em vendas anuais.
Capítulo Um
- As Definições
No primeiro capítulo do livro John e os outros participantes do retiro estão se adaptando ao ambiente