Relatório social
Nos dias 8, 9 e 10 de junho respectivamente às 14h, 13h e 10h, saímos a campo com destino ao bairro São José Operário no Município de Parintins interior do Estado do Amazonas, para aplicar o questionário social às 232 famílias selecionadas através de uma amostra aleatória simples, onde todas as famílias tinham a probabilidade de participar da pesquisa. O objetivo deste é analisar os resultados do processo do Estudo Social de forma descritiva e interpretativa das principais problemáticas e potencialidades existentes, visto que, esta pesquisa será importante para os moradores e a população em geral conhecer a sua própria realidade. O intuito desta pesquisa também é para que seja de conhecimento do poder público do município, para que estes junto com a comunidade acadêmica possam proporcionar alternativas frente a essas questões pendentes encontradas no bairro.
De acordo com a pesquisa os moradores do bairro são formados na sua maioria por mulheres, representando mais da metade da população, sendo 53% do sexo feminino e 47% do sexo masculino. Mediante as respostas obtemos:
Gráfico 1- Sexo da população Fonte: Pesquisa realizada pelos acadêmicos do curso de Serviço Social da UFAM (2011)
Segundo as análises dos questionários aplicados, a população do referente bairro, alvo da pesquisa mostra que o estado civil dessas pessoas são na sua maioria solteiros e casados, tendo uma pequena parcela de viúvos, união estável, separados e divorciados. Como mostra o gráfico a seguir:
Gráfico 2- Estado Civil dos moradores do bairro Fonte: Pesquisa realizada pelos acadêmicos do curso de Serviço Social da UFAM (2011)
No que diz respeito à moradia, constatou-se que as pessoas possuem na sua maioria residências próprias. Por sua vez existem moradores que habitam em casas cedidas,