Relatório Social
SERVIÇO SOCIAL
TEREZINHA DE JESUS
RELATÓRIO SOCIAL
Em Barro Vermelho no Maranhão tive conhecimento de uma família humilde, em estado de vulnerabilidade, a família era composta por 5 membros, a Sra. Cláudia e o seu esposo Sr. Elizeu, os três filhos, o caçula Jesus, e os mais velhos Israel e Maria Luiza. Encontram-se vivos apenas os dois filhos mais velhos, que residem com Avó Paterna a qual o juiz solicitou as guardas provisórias.
A Sra. Cláudia e seu filho caçula o Jesus faleceram em um incêndio em sua própria casa, e o Sr. Elizeu faleceu com um tumor na cabeça bem após a morte do filho e da esposa.
Lamentável essa família, sofriam com a falta de estudos de qualidade, saúde, desemprego, não tinham benefícios do governo, benefícios assistências, sem melhor estrutura familiar, viviam na exclusão social.
Diante dos fatos relatados, vi a necessidade de acompanhamento dessas crianças ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para terem atendimento com a psicóloga, pois os mesmos se encontravam em estado de tristeza devido às três perdas que tiveram e por começarem a conviver com outras pessoas em vida diferente da que viviam antes.
É óbvio solicitar que os membros deverão participar e se cadastrar nos projetos sociais do governo do estado, como diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que as Crianças e os Adolescentes possuem o direito de terem suas vidas protegidas e preservadas.
ASSUNTO: Vulnerabilidade Social na família do Sr. Elizeu
De acordo com que observei na família encontrei várias situações de calamidades, posso citá-las:
• Carência
• Desemprego
• Vulnerabilidade Social
• Sem benefícios do governo
• O acesso a saúde e educação são precárias
• Exclusão social