Relatório Social
Francisca Irislene Aguiar
Pesquisa sobre: Relatório Social
São Paulo 2012
Esse instrumental é uma exposição do trabalho realizado e das informações adquiridas durante a execução de determinada atividade. Semanticamente falando, é o relato dos dados coletados e das intervenções realizadas pelo assistente social.
O relatório social pode ser referente a qualquer um dos instrumentos face a face, bem como pode descrever todas as atividades desenvolvidas pelo profissional(relatório de atividades). Desse modo, os diferentes relatórios sociais são os instrumentos privilegiados para a sistematização da pratica do assistente social.
Os tipos de relatórios produzidos pelo o assistente social são tão iguais á quantidade de possibilidades de realizar diferentes atividades no campo de trabalho. Assim qualquer tentativa de classificação dos relatórios é tão-somente uma breve aproximação com essa gama de probabilidade.
Não e nosso objetivo aqui descrever detalhadamente como se produz um relatório. Isso depende do objetivo do trabalho, do tipo de atividade desenvolvidas etc. Entretanto, retomando a discursão de Magalhães(2003),um dado é fundamental para qualquer elaboração textual: o destinatário do testo-o agente interlocutor. É importante saber para quem se escreve (é por tanto escrever bem). É um outro assistente social ,um gestor, uma área medica, um psicólogo, um administrador ou também o relatório pode ser produzido para o próprio assistente social- ou para própria equipe de serviço social de onde o assistente social está desenvolvendo trabalho. Nesse sentido, cabe uma breve classificação entre relatórios internos ( que serão de uso e manuseio do assistente social ou da equipe que ele compõe) e relatórios externos( que serão de uso e manuseio de agentes exteriores equipe)
Um outro dado também é fundamental nessa discursão sobre o relatório do trabalho. Não se trata de qualquer relatório, e