O Monge e o Executivo 2
James C. Hunter é consultor chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha.
RESUMO DA OBRA:
De início, o autor descreve a vida de John Dayli, personagem central da história. Mostra suas características profissionais, como é sua família e como estava em relação a esses e outros aspectos de sua vida e os conflitos que vivia devido a problemas nesses setores. Conta ainda sobre a tomada de decisão que mudou sua vida e a forma de enxergar as coisas.
O livro subdivide em sete capítulos:
a) As definições;
b) O velho paradigma;
c) O modelo;
d) O verbo;
e) O ambiente;
f) A escolha;
g) A recompensa.
O primeiro capítulo apresenta Simeão, as circunstâncias em que John o encontrou e o começo do retiro. Fala sobre os outros personagens da história e mostra quem é Simeão. Nesta parte da obra, Simeão diz para o grupo que não tem todas as respostas, mas que, juntos, poderão descobrir muitas coisas. Uma das descobertas apresentadas por Simeão é que é importante tratar os outros como gostaria que eles o tratassem. Apresenta ainda outros conceitos muito importantes na descoberta do que realmente é ser um líder, tais como:
* O papel de um líder é extremamente exigente;
* Onde se reúnem duas ou mais pessoas, já é uma oportunidade de se exercer a liderança;
* Mostra que um líder exerce seu dom sobre pessoas, enquanto o papel de um gerente é lidar com coisas;
* Mostra a diferença existente entre poder e autoridade. Poder é forçar alguém a fazer sua vontade, enquanto a autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem o que se quer, de boa vontade.
* Mostra a importância de saber ouvir os outros e de se ter bons relacionamentos.
*Fala que a confiança é a base