Resumo Cap. 2 do livro O Monge e o Executivo
James C. Hunter
“UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA.”
CAPITULO 2
O Velho paradigma
“Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde parti”. Antigo Provérbio Chinês
No capítulo 2 Simeão repreendeu John pelo habito de interromper as pessoas no meio da frase, pois um bom líder é também um bom ouvindo.
“Ontem de manhã, quando nos conhecemos em seu quarto, você me interrompeu no meio de uma frase três vezes. Isto sinceramente não me afeta, John, mas tenho receio das mensagens que você transmite às pessoas que lidera quando as interrompe dessa maneira. Ninguém lhe falou desse seu mau hábito?
Quando você interrompe as pessoas no meio de uma frase, John, você envia algumas mensagens negativas. Número um, se você me interrompeu, é porque não estava prestando muita atenção ao que eu dizia, já que sua cabeça estava ocupada com a resposta. Número dois, se você se recusa a me ouvir, não está valorizando a minha opinião. Finalmente, você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o que eu tenho a dizer. John, essas mensagens são desrespeitosas, e como líder você não pode enviá-las”.
O autor observa a necessidade que um líder tem de ser flexível e saber se adaptar aos novos paradigmas.
De uma forma simples ele explica que “Paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas usados para navegar na vida”.
Ele acredita que paradigmas são muito valiosos se usados adequadamente, mas que não podem ser verdades absolutas, que devemos aceitar possíveis mudanças, e jamais deixar que ele filtre novas informações e mudanças na nossa vida.
“Agarrar-se a paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisado enquanto o mundo passa por nós”.
“Desafiar os velhos caminhos requer muito esforço, mas acomodar-se nos paradigmas ultrapassados, também. O mundo esta mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não identificarmos nossas crenças e paradigmas”.
É fundamental um progresso continuo,