O monge e o executivo análise dos capítulos 1 e 2
"É importante tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem".
O monge defende que " a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício".
"Saber ouvir é uma das melhores habilidades(mais importante) que um líder pode desenvolver".
"O líder lidera pessoas" e afirma que Liderança "é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".
Ele mostra a diferença entre poder (forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade) e autoridade(habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influència).
E conclui que a chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. E o ingrediente mais importante para conservar um bom relacionamento é a CONFIANÇA. A liderança a gente aprende, pois somos capazes de aprender.
Cap. 2: O sentimento de respeito deve ser expressado através de nossas ações. Respeito, responsabilidade e cuidado com as pessoas são virtudes de um grande líder.
Reflexão sobre a necessidade de aceitarmos a possibilidade de mudança em nossa vida. "É impossível melhorarmos se não mudarmos". Precisamos repensar constantemente, porque nada permanece igual em nossa vida. Por exemplo propor mudanças. na educação é fácil, difícil é implementar essas mudanças e mais difícil ainda é sustentar essas mudanças
Outro ponto de reflexão é a diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades, o líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com as vontades. Pessoas diferentes tem necessidades diferentes, e por isso o líder precisa ser flexível. Quando as pesoas tem suas