Resenha - dados abuso sexual
http://www.blog.saude.gov.br/abuso-sexual-e-o-segundo-maior-tipo-de-violencia/
Resenha
De acordo com o artigo, notificações sobre a violência sexual contra crianças de até 9 anos, tornaram-se obrigatórias a todos os estabelecimentos de saúde no Brasil, desde o ano passado. Isso porque, a violência sexual nessa parte etária, segundo pesquisas, é o maior tipo de violência nessa faixa etária, ficando atrás somente do abandono e negligência do menor.
O VIVA (Vigilância de violência e acidentes – Ministério da Saúde), aponta a violência sexual infantil, como 35% dos casos. Na faixa de 10 a 14 anos, são 10,5% das notificações, e entre 15 a 19 anos, 5,2%. A mesma pesquisa mostra que 22% dos casos envolvem menores de 1 ano e que nos casos em geral de violência, a maioria são do sexo masculino.
Em 2011, o Ministério da Saúde universalizou a notificação de violência e outras agressões para todos os serviços de saúde. A diretora de análise de situação em saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, destaca a importância da denúncia para uma melhor visibilidade das agressões e desenvolver a prevenção de mecanismos de prevenção e proteção.
É importante saber que qualquer caso, seja uma mera suspeita, deve ser notificado aos profissionais da saúde. Estes são responsáveis por implanta mentos, ações de vigilância e prevenção de violências, assim como prevenções e identificações de violências contra crianças e adolescentes em situação de