indices de liquidez
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.
As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do BALANÇO PATRIMONIAL. Atualizado constantemente para uma correta análise.
Atualmente existem quatro índices de liquidez:
LIQUIDEZ CORRENTE:
Calcula com razão entre os direitos a curto prazo da empresa ( caixas , bancos,estoques, financiamentos, impostos, fornecedores). Ativo circulante e passivo circulante.
FORMULA:
LIQUIDEZ CORRENTE= ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE
LIQUIDEZ SECA = ATIVO CIRCULANTE- ESTOQUE PASSIVO CIRCULANTE
LIQUIDEZ INDICE CAIXA = CAIXA PASSIVO CIRCULANTE
LIQUIDEZ SECA: similar a liquidez corrente, ela exclui do cálculo acima os estoques, por não apresentar liquidez compatível com o grupo patrimonial onde estão inseridos.
LIQUIDEZ IMEDIATA(ÍNDICE DE CAIXA): índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações.
Um índice de grande importância para análise da situação a curto prazo da empresa.
LIQUIDEZ IMEDIATA= DISPONIVEL PASSIVO CIRCULANTE
ÍNDICE DE RENTABILIDADE: Os índices de rentabildade procuram evidenciar qual foi a rentabilidade dos capitais investidos , os resultados das operações realizados por uma organização.
Quando se trabalha com análise de rentabilidade, é imprescindível que a verificação dos lucros esteja relacionada com valores que possam expressar a “dimenssão” destes lucros dentro das atividades da empresa.
FORMULAS DE RENTABILIDADE:
MARGEM DE LUCRO= LUCRO LIQUIDO VENDAS
RETORNO DO ATIVO=