Indice de liquidez
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TURMA: 361
ÍNDICES DE LIQUIDEZ
COMPONENTES:
JÉSSICA MARQUES
LUCIENE MARTINS
LUIZ NETTO
PEDRO LUÍS ROMÃO
TIAGO LUNA
ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa, as variações destes índices devem ser motivos de estudos para os gestores.
As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:
A capacidade de pagamento divide-se em: Capacidade de pagamento a curto prazo ( índice de liquidez corrente e liquidez seca), capacidade de pagamento a longo prazo (liquidez geral) e capacidade de pagamento em prazo imediato(liquidez imediata). Cada um fornece informações diferentes sobre a situação da empresa.
De maneira geral, define-se que quanto maior forem os índices de liquidez, melhor será a situação financeira de empresa. No entanto, devemos ter em mente que uma alta liquidez não representa, necessariamente boa saúde financeira. O cumprimento das obrigações nas datas previstas depende de uma adequada administração dos prazos de recebimento e pagamento
Assim, uma empresa que possui altos índices de liquidez, mas mantém mercadorias estocadas por períodos elevados recebe com atrase suas vendas a prazo ou mantém duplicatas incobráveis na conta Clientes poderá ter problemas de liquidez, ou seja, poderá ter dificuldades para honrar seus compromissos nos vencimentos.
No geral, a liquidez decorre da capacidade de a empresa ser lucrativa, da administração de seu ciclo financeiro e das suas decisões estratégicas de investimento e financiamento.
LIQUIDEZ CORRENTE
“Para cada R$ 1,00 de dívida a curto prazo a empresa dispõe do resultado da