O MILHO
O ouro em grãos
CLASSIFICAÇÃO
CIENTÍFICA
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Gênero: Zea
O Milho
O milho (Zea mays), também chamado abati, auati e avati.
Um dos cereais básicos na alimentação humana, como o trigo e o arroz, o milho foi cultivado durante séculos no continente americano, de onde é originário, até ser levado pelos descobridores para a Europa e disseminar-se por todo o mundo.
Tem um alto potencial produtivo e é bastante responsivo à tecnologia. Seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita.
Tipos principais de milho
Os grãos de milho apresentam grande diversidade de colorações e formatos, o que dificulta bastante a classificação botânica das muitas variedades, cerca de 150 em todo o mundo. A classificação comercial mais comum, baseada na textura dos grãos, distingue cinco tipos principais:
Milho indentado
Comumente chamado dente-de-cavalo, o milho indentado (ou dentado) se caracteriza por apresentar endosperma (onde se encontram as reservas nutritivas do grão) córneo externo e amiláceo no centro, estendido até a parte superior.
Ao secar, o endosperma amiláceo se retrai, e aparece uma depressão característica na parte superior do grão, chamada coroa. A maior parte do milho produzido no mundo e quase todo o milho americano é desse tipo. Pode ser branco ou amarelo, este último mais alimentício.
Milho doce
Com grande quantidade de açúcar, o milho doce tem sabor delicado e pode ser colhido ainda verde, em até noventa dias. Ao amadurecerem, os grãos adquirem aspecto translúcido e enrugado, pois o açúcar produzido pela planta não se transforma em amido. É muito usado na alimentação humana, cozido ou assado, como ingrediente de pratos diversos ou em conserva.
Milho de pipoca
Variedade extrema do milho indurato, na qual o amido está totalmente ausente, o milho de pipoca tem grãos pequenos e pontiagudos. A