TRICLOSAN
TRICLOSAN
INCI
Triclosan
Definição
Antimicrobiano
Propriedades
TRICLOSAN é um agente bacteriostático bifenólico amplamente utilizado na preservação de sabões, cosméticos, cremes dentais, detergentes, desodorantes e produtos de limpeza. Possui amplo espectro de atividade sobre bactérias gram-positivas e a maior parte das gram-negativas. Entretanto, apresenta menor atuação contra Pseudomonas, leveduras e fungos.
TRICLOSAN é amplamente utilizado como agente antimicrobiano.
Pesquisas já comprovaram que o odor desagradável, principalmente do suor axilar, é ocasionado pelo metabolismo ativo das bactérias cutâneas. Neste sentido, a ação desodorizante pode ser conseguida com o emprego de antiperspirantes, que reduzem a secreção sudorípara, ou utilizando bacteriostáticos, que freiam a proliferação das bactérias cutâneas, evitando a decomposição e mau odor do suor. Dessa forma, torna-se importante a atuação sobre microorganismos gram-positivos e negativos, pos estes últimos, pelo que se sabe, contribuem para o odor desagradável corporal.
TRICLOSAN atua sobre estas bactérias existentes na pele, mesmo quando empregado em concentrações muito baixas. Além disso, apresenta boa compatibilidade com a pele humana, podendo ser utilizado com segurança em soluções e sabonetes anti-sépticos e cirúrgicos ou desodorantes.
TRICLOSAN possui grau de pureza que permite também sua utilização em produtos de uso oral, tais como géis dentais, enxaguatórios bucais, etc.
Aplicações
Desodorantes
Sabonetes
Sabonetes anti-sépticos
Formulações anti-sépticas em geral
Deo-colônias
Cremes e géis dentais
Enxaguatórios bucais
Informações farmacotécnicas Conservação
Bibliografia
Concentração de Uso: 0,05 a 3%
Solúvel em etanol, propilenoglicol, éter e clorofórmio. Insolúvel em água.
O pH da formulação deverá ficar entre 3,0 e 12,0
Conservar em local bem fechado e ao abrigo da luz
1. Boletim técnico do fornecedor (Buntech)
2. Manual de Incompatibilidades farmacotécnicas em preparações