Correção de F.P.
LABORATÓRIO DE ELETROELETRÔNICA-2015
ASSUNTO: CORREÇÃO FATOR DE POTÊNCIA
Aluno: Allan Henrique Souza Santos
Email do aluno: allan_0506@hotmail.com
Whatsapp/telefone: (31) 7560-1247
Turma: 3 MCT Sub turma: T1 Turno : MANHÃ
Data: 15 de maio de 2015 Horário: 07h00min
Professor da Disciplina: Aloísio Benigno
Email: aloisio.benigno@deii.cefetmg.br
Coordenação: ELETROMECÂNICA/MECATRÔNICA
Nota do Trabalho: _________/ 5 pontos
1. Introdução
Com a preocupação crescente sobre a eficiência dos circuitos elétricos, não seria possível manter o principal causador do desperdício de potência, os componentes que apresentam Reatância Indutiva, sem que fosse possível anular ou minimizar tal efeito. Tais componentes causam este desperdício pois armazenam energia através de Campo Magnético, mas retornam a energia para a fonte, não realizando trabalho útil na caga.
A maneira de determinar qual a parcela da potência recebida da rede (Potência Aparente) que é utilizada na carga (Potência Ativa) é chamada de fator de potência (F.P). Desta forma, é possível determinar quão eficiente é um circuito e, dependendo desse resultado, podemos fazer alterações nas relações de potência para aumentar seu rendimento.
Tendo a Potência aparente como a potência total e a potência ativa como a transformada em trabalho, o excesso é chamado de Potência Reativa (por ser causada pelas reatâncias capacitivas ou indutivas). Como consumidores de potência reativa na indústria, temos principalmente: transformadores e motores elétricos.
Desta forma, este trabalho tem como objetivo a demonstração de métodos para fazer a correção do fator de potência, visando um melhor rendimento do sistema elétrico, o que leva a uma redução no valor pago às empresas de energia (pois estas consideram a Potência Aparente nos cálculos).
2. Correção por Banco de Capacitores
Visando minimizar o efeito dos componentes indutivos (que armazenam energia através de