Eletrotecnica
INSTALAÇÕES I / ELETROTÉCNICA GERAL
CAPÍTULO 5 - PROF. JOSÉ CARLOS
CONDUTORES ELÉTRICOS DE COBRE ISOLADOS PARA BAIXA TENSÃO
CARACTERÍTICAS PRINCIPAIS - DIMENSIONAMENTOS
1) GERAL.
O dimensionamento dos condutores dos circuitos das instalações elétricas obedece, entre outros, a dois critérios considerados básicos:
a) Critério da capacidade de condução de corrente ou critério de corrente;
b) Critério da queda de tensão. A aplicação destes critérios pode resultar em condutores de seções diferentes. O condutor a ser adotado para o circuito deverá ser o de maior seção encontrada.
A seção do condutor, escolhida segundo estes critérios, deverá ainda ser confirmada quando da definição do disjuntor. O disjuntor tem por função proteger os condutores do circuito contra sobrecargas e curtos circuitos.
2) O CRITÉRIO DA CAPACIDADE DE CONDUÇÃO DE CORRENTE.
Consiste em definir um condutor de seção S1(mm2) que conduza a corrente de projeto IB (A) continuamente, em condições especificadas para a instalação, sem que a temperatura na superfície do condutor ultrapasse o valor máximo suportável por sua isolação. Nos condutores isolados com PVC a temperatura máxima suportável em regime de operação contínua, z, é 70oC.
Para definirmos a seção S1, necessitamos saber: a) Valor da temperatura A, média das máximas esperada para o local de instalação dos condutores;
b) Tipo do material de isolação dos condutores;
c) Tipo do material do condutor (cobre ou alumínio);
d) Maneira de instalar os condutores (se em eletrodutos, calhas, ao ar livre, etc.);
e) Número de condutores carregados (com plena corrente) instalados próximos uns dos outros, por exemplo, num mesmo eletroduto.
Denomina-se capacidade de condução de corrente de um condutor, Iz , a máxima corrente que pode ser conduzida