Microbiologia
CURSO DE TÉCNICO EM QUÍMICA
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA
MUDAR AQUI NOME DO TRABALHO
Autores: Ana Cristina Schmidt Fernanda Medeiros Franciele Boeno Juliana Oliveira
Ministrante da disciplina: Marcela
Porto Alegre, 10 de Outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
Os alimentos em geral, estão expostos durante a sua elaboração a uma série de perigos, possibilitando a oportunidade de contaminação microbiana, que nesse caso, pode estar relacionada à prática inadequada de processo de manipulação, sendo fundamental a higiene adequada com o uso de anti-sepsia das mãos dos manipuladores na indústria de carnes.
Uma vez que não há padrões ou especificações para contagem microbianas em mãos de manipuladores de alimentos, são sugeridos como níveis aceitáveis de contaminação para as mãos contagens inferiores a 104 UFC/mão para mesófilos aeróbios, 102 UFC/mão para Escherichia coli.
O presente trabalho teve como objetivo, avaliar a ação dos princípios ativos clorhexidina, iodóforo e triclosan como anti-séptico in-vitro e nas condições de uso da indústria. Submeteu-se a três formulações comerciais do teste de eficácia de desinfetante e avaliação microbiológica em manipuladores de uma indústria frigorífica.
OBEJTIVO
Quantificar e avaliar a ação dos princípios ativos clorhexidina, iodóforo e triclosan;
Testar a eficácia dos desinfetantes comercializados.
MATERIAIS
Iodóforo: Sabonete líquido a base de tensoativos não - iônicos, iodo 0,1%, emoliente e agente tamponante;
Triclosan: Sabonete líquido tipo spray a base de lauril éter sulfato de sódio, codamida, mono proprileno glicol e triclosan a 0,1%;
Clorhexidina: Sabonte líquido a base de clorhexidina a 2%. METODOLOGIA