O Mestre dos Mares
UBERABA-MG
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O proposto desafio profissional tem como objetivo identificar as práticas de Gestão de Pessoas no filme “O Mestre dos Mares – o lado mais distante do mundo” correlacionando com os conceitos estudados nas disciplinas de Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e Gestão do Conhecimento e também identificar lições que podem ser incorporadas em uma organização que possa estar envolvido, já esteve ou que conhece.
“O Mestre dos Mares – O lado mais distante do mundo”, de Peter Weir, é um filme que retrata as guerras Napoleônicas. O navio de guerra inglês, HMS Surprise, que tem como capitão Jack Aubrey e Stephen Maturin como médico de bordo, recebe ordem da Coroa para afundar, queimar ou capturar um navio de guerra francês inimigo, o Acheron, muito temido por ser maior, pela sua capacidade, agilidade e poder.
HMS Surprise é atacado por Acheron, ferindo muitos tripulantes e fica completamente danificado. Após o ataque, eles recuperam o navio e o capitão Jack Aubrey fica em dúvida quanto cumprir seu dever com a Inglaterra ou retornar para cuidar dos feridos. No entanto, ele decide ir atrás do navio inimigo, mas deve tomar decisões para garantir a segurança de todos e diminuindo os riscos. Fazendo dele, um grande líder. No HMS Surprise, os marinheiros vindos do Reino Unido são os trabalhadores braçais. Os oficiais, tenentes, sub-tenentes o médico e o capitão, são a tripulação graduada, ou como nas organizações, são os líderes. O filme retrata bastante o relacionamento dos tripulantes e seus conflitos devido ao ambiente de longo confinamento. Mas o seu capitão, Jack Aubrey, é um excelente líder, que dá aos seus tripulantes motivação, perseverança, reconhecimento e outras séries de exemplos que fazem parte do cotidiano das organizações.
“As tropas melhor preparadas, aquelas que