O mercado de comida japonesa
Atualmente cresce a oferta da culinária nipônica em todo Brasil com a popularização de sushis, sashimis e, atualmente, os famosos temakis. Palavras que já estão quase incorporadas na nossa língua de tão populares que se tornaram por aqui. Prova de que os restaurantes orientais realmente caíram no gosto dos brasileiros.
Os restaurantes de comida oriental movimentam o setor de franquias na área de alimentação no Brasil. O setor de comida oriental (japonesa e chinesa) vem registrando bons números.
Em 2013 o faturamento foi de R$ 411,5 milhões e o mercado tem lugar para expandir ainda mais. Segundo o diretor executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo existem poucas franquias do setor em atuação, e a maioria está concentrada no eixo Rio-São Paulo, por isso algumas redes estão buscando expandir em cidades do interior e outros estados.
O brasileiro está comendo mais fora de casa. Devido ao aumento da renda no país, o crescente número de pessoas que não tem tempo de cozinhar, e outros fatores socioeconômicos, a população tem comprometido cerca de 30% da renda em alimentação fora do lar, afirma o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nos Estados Unidos, este volume já atingiu 50%, fato que ocorrerá no Brasil em 2020.
Temakerias e lojas especializadas na cozinha oriental conquistam cada vez mais espaço, segundo a Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo) existem mais restaurantes japoneses em São Paulo do que churrascarias, o temaki tomou o lugar da pizza em muitas casas.
Existe hoje uma consciência e necessidade cada vez maior por uma alimentação mais adequada e ao mesmo tempo rápida, e isso os restaurantes de comida oriental oferecem, comida mais saudável e rápida, e como a procura tem crescido está cada dia mais fácil encontrar um restaurante japonês, nas ruas, shoppings sempre tem mais de duas opções de estabelecimentos para escolher.