Estudo de Localização
Na maioria das vezes, ao iniciar um negócio, leva-se em consideração uma localização estratégica para que a empresa esteja próxima dos grandes clientes e centros urbanos. Porém, o custo nessas localizações é alto e, dependendo da necessidade por espaço, pode inviabilizar o início da empresa no local desejado. Uma boa escolha de localização de um empreendimento pode gerar grandes benefícios frente aos concorrentes, podendo gerar grandes vantagens econômicas.
A localização e concentração de um empreendimento estão fortemente associadas à existência de infraestrutura básica, bem como a outros fatores como população, renda per capita e existência de rede bancária (variáveis que indicam o tamanho do mercado consumidor e a possibilidade de captação de crédito). Estudar os fatores que influenciam a decisão da localização de uma organização permite compreender os custos e as receitas que um determinado empreendimento pode estar sujeito, o que por tabela determina a capacidade de sobrevivência e o grau de competitividade desta organização.
A indústria da construção civil demonstra grande importância para o crescimento do Brasil, não só a nível social, com a grande absorção de maio de obra por esse setor, mas também no âmbito econômico, com a grande parcela na participação no Produto Interno Bruto, resultando numa interferência benéfica na balança comercial e no controle da inflação. A tabela abaixo representa a participação por regiões no PIB:
PIB por região
A região sudeste e sul representam 72,9% do PIB no Brasil. Para comparar com a participação de cada região no PIB no setor da construção civil, apresentamos o gráfico abaixo:
Participação do PIB das regiões na construção civil Analisando a tabela e o gráfico, nota-se que a região Sudeste e Sul possuem grande importância no PIB total do Brasil e no PIB do setor da construção civil, com aproximadamente 66%, o que gera uma oportunidade de negócio nessas regiões.
O Custo Unitário Básico