O perfil do secretário executivo
Secretariado Executivo Trilingue
Shaara da Silva Moraes
O Perfil do Secretário Executivo
A profissão de secretário executivo vem evoluindo com o passar do tempo e com isso sua funções, responsabilidades e sua importância dentro da organização também tiveram um aumento considerável.
Ser um secretário executivo requer diversas qualidades e habilidades que devem sempre ser renovadas conforme a necessidade da organização e comprometimento do profissional. Algumas dessas habilidades são: planejamento, organização, controle, liderança, respeito, empatia, bom senso, eficiência/eficácia, paciência, cultura, empreendedorismo, polivalência, profissionalismo, lealdade e discrição.
O mercado de trabalho hoje exige muito dos profissionais de secretariado, pois o mesmo é visto na organização como co-gestor e muitas vezes representa a imagem do seu Gestor, por esse motivo este profissional deve sempre estar a procura de novos conhecimentos conforme a necessidade da empresa.
Este profissional deve sempre buscar conhecer muito bem a organização onde trabalha, assim como seus colegas, fornecedores e clientes, para que possa assessorar e levar informações relevantes a seu gestor não sendo inoportuno com questões dispensáveis. Como co-gestor deve ter certo domínio sobre tomada de decisões e gerenciamento de conflitos, saber trabalhar em equipe e respeitar a todos também é indispensável para este profissional.
A comunicação deve ser sempre o mais clara possível, este profissional deve saber como se expressar independente de com quem esteja conversando para que não haja interpretações errôneas de suas palavras, pois se isso acontecer pode acabar trazendo conflitos para a organização.
A discrição e a lealdade fazem parte do perfil desse profissional, que deve sempre estar atento a tudo que ocorre a sua volta tendo muita cautela das informações que por ele estão sendo retransmitidas.
Quem escolhe ser um secretário executivo deve principalmente