Secretário Executivo
A ética é o conjunto de princípios e valores morais. É a ciência da conduta, e serve para estabelecer equilíbrio social. Diante dessas perspectivas, o comportamento ético é a base da sobrevivência das empresas, onde há relação entre a interação das pessoas e o alcance do objetivo da organização, estabelecendo a construção de um espaço agradável no qual a mesma está inserida. Sendo assim, várias áreas de atuação, devem atender aos princípios éticos, de modo a preencher às exigências do mercado. Para construir uma percepção ética, os atuais e futuros profissionais aprendem, no decorrer da graduação, os princípios e valores determinados por cada curso superior. É a partir desses conhecimentos adquiridos, que o profissional exerce uma função, seja de estágio ou trabalho, de acordo com os fundamentos éticos. O curso de Secretariado Executivo possui em seu perfil curricular uma disciplina de ética, tendo em vista a construção de valores específicos da profissão, de modo que sejam utilizados no dia a dia para atender às finalidades das organizações.
Além da presença da ética na construção do perfil do secretário, a profissão dispõe de uma série de normas de conduta e comportamento. O código de ética da profissão de secretariado é um meio para o direcionamento correto da atuação do secretário. Nele observam-se posicionamentos e deveres a serem seguidos que são importantes e necessários para exercer funções gerenciais, nas quais demandam fatores formadores de decisão, sigilo de informações, comunicação interpessoal, entre outros.
FATORES MOTIVACIONAIS PARA PESQUISA NA ÁREA DE SECRETARIADO EXECUTIVO NAS IFES BRASILEIRAS
Com o acelerado crescimento do conhecimento, tornou-se necessária a busca por novos estudos que vão além da base teórica estabelecida pelas Universidades. A pesquisa científica é um meio de buscar e aumentar outras sabedorias para aprimorar as qualidades desejadas