secretário Executivo
Autora: Claudia Brunelli Rêgo
Mestranda em Desenv. Humano e
Resp. Social, Secretária Executiva, Professora
A Profissão de Secretário Executivo, hoje com 21 anos de reconhecida, através da lei 7.377 de 30/09/1985, ganha importância a cada nova atribuição que é concedida a este profissional. O rápido avanço tecnológico das últimas décadas exige do Secretário uma constante atualização e busca de conhecimentos necessários e fundamentais para tornar seu trabalho ágil, conseguindo assim, mais tempo para desenvolver outras atividades.
O Secretário deixou de ser somente apoio, para introduzir novas metodologias e exercer funções criativas, atendendo assim, as necessidades das organizações. O convívio com o Executivo direto, na mesma sala ou em sala ao lado do poder, dentro de uma grande organização, faz com que o Secretário Executivo adquira um nível de informação maior que outros escalões da estrutura empresarial talvez não disponham de imediato ou nunca venham a obtê-lo. O executivo começou a reconhecer e valorizar o papel do Secretário Executivo quando esse passou a preparar materiais diversificados e criativos, específicos para apresentações em reuniões internas e externas, onde o executivo apresenta o trabalho idealizado por ele, mas criado, realizado e administrado pelo profissional Secretário Executivo.
Hoje, os Secretários Executivos que são requisitados pelo mercado de trabalho buscam ferramentas para administrar eficazmente o tempo, fazem a intermediação entre o poder de decisão e o contexto interno e externo à instituição, aplicam funções gerenciais, dão ênfase ao relacionamento com os clientes internos e externos, têm habilidade para a comunicação e para o trabalhar em equipe, resolvem problemas inerentes ao seu trabalho melhorando a qualidade e a produtividade dos serviços, tem visão geral e holística da organização, cultivam as relações