Primeiros Socorros
O trabalho discursa sobre Convulsões e Desmaios, com objetivo de esclarecer duvidas sobre o assunto, apontar as diferenças entre eles e alertar sintomas e causas que ambos podem trazer ao ser humano apresentando algumas recomendações para se evita-los. Convulsão é um distúrbio que se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo corpo ou parte dele provocada pelo aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais. Desmaio ou síncope é a perda abrupta e transitória da consciência e do tônus postural (da capacidade de ficar em pé), seguida de recuperação rápida e completa, na maior parte dos casos, os desmaios ocorrem por causa da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro. De modo geral, costumam ser de curta duração e bom prognóstico. Trata-se de um evento clínico comum, que atinge mais as pessoas idosas, os portadores de cardiopatias e as mulheres jovens. O problema é que, na queda associada ao desmaio, com frequência as pessoas podem sofrer traumatismos e fraturas ósseas.
O principal ponto é instruir as pessoas como agir ou evitar tais casos em uma situação real o trabalho do socorrista é através de procedimentos simples manter as funções vitais e evitar o agravamento de uma pessoa em situação de emergência até a chegada de atendimento médico especializado.
Palavras-chave: Convulsão, Desmaio, Instruir.
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO......................................................................... I.I. OBJETIVO...............................................................................
II. DESENVOLVIMENTO...................................................................
II. I CONVULSÕES........................................................................
II. II DESMAIOS..............................................................................................
III. CONCLUSÃO.................................................................................
IV.