PLANO DE NEGOCIO IDO SUSHI 2
INSTITUTO DE ECONOMIA
ESCOLA DE EXTENSÃO – GESTÃO E ESTRATÉGIA DE EMPRESAS
ECO – 107 – GESTÃO DE MARKETING
PLANO DE NEGÓCIO
A arte da culinária japonesa em movimento
Daianne Batista de Lima
Deise Oliveira
Elvis Guimarães
Maitê Vasconcellos
Mário Antônio Braga
Vanessa Teixeira Oliveira
Junho/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A proposta do grupo é o desenvolvimento de um nova categoria de fast food japonesa em que a rapidez e o preço serão um diferencial perante a concorrência.
O restaurante Ido (significado = mover), escolhido para a o desenvolvimento do trabalho, é baseado no estilo kaiten presente em diversos países e muito famoso no Japão, com conceito de esteiras rolantes em que a comida é entregue sem a necessidade de garçom e a padronização do preço pelas cores dos pratos.
O restaurante terá como principal característica a esteira giratória, em que pratos passarem para que os próprios clientes possam se servir, ou seja, não se enquadra nem em restaurante à la carte nem em rodízio. Os pratos serão típicos da culinária japonesa como sushis, sashimis, Djow, gyoza, grelhados, naguiri e hot roll. Seguem definições de alguns dos pratos típicos japoneses que mais caíram no gosto dos ocidentais, os quais constaram em nosso cardápio:
Sashimi – Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus. Além de inúmeras opções de peixes usados para fazer o sashimi, existem ainda variações de corte. Os retangulares e mais grossos geralmente são feitos em carnes macias; cortes diagonais em peixes estreitos; e os finíssimos são perfeitos para as carnes mais firmes. Podemos usar tanto peixes de água salgada (do mar) como as de água doce (dos rios ou lagos). Existem sashimis de polvo, lula, camarão, salmão, atum etc. Normalmente temperadas com shoyu e uma pequena porção e wassabi (raiz forte) que além de temperar tem a função bactericida.
Sushi: Bolinhos de arroz temperados com vinagre e coberto por uma