O maquiavel
Os sofistas são representados como aquelas pessoas que através da sua argumentação e discurso, tentam persuadir um grupo de pessoas a aceitar sua visão ou sua tese sobre tal assunto, mesmo que seu pensamento não seja algo verdadeiro ou parcialmente verdadeiro, com o intuito de que essas mesmas pessoas acabem o lisonjeando, em vez de tentarem defender a verdade. As principais características se baseiam no relativismo, subjetivismo e ceticismo. O relativismo fala sobre tudo que existe no mundo muda e que as essências das coisas são variáveis. O subjetivismo fala sobre não existir uma verdade objetiva e as coisas serem como aparecem pra cada um. Ceticismo baseia-se na ideia de que não podemos conhecer qualquer coisa com alguma certeza absoluta.
2) Características da filosofia de Sócrates
Sócrates dizia que somente após uma pessoa se conhecer bem, poderia realmente se questionar acerca de questões filosóficas maiores como justiça ou ética. Um dos métodos Socráticos era o de dialogo, que envolvia ironia. O tipo de ironia que eles usavam era um pouco diferente do atual, pois para a filosofia socrática a ironia seria um tipo de “interrogação”, ou seja, Sócrates questionava as pessoas sobre o que elas afirmavam saber e devido a grande intelectualidade de Sócrates ele acabava por usar teorias defendidas pelos outros, através de algumas perguntas simples, incisivas nas contradições de discursos alheios. Esse método era utilizado para mostrar para as pessoas que na verdade elas não sabiam absolutamente nada do que diziam saber.
3) Características da filosofia de Platão
Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de