A influência da globalização na dinâmica das empresas contemporâneas
Trazendo isso para dentro das empresas, pode-se observar que a Globalização fez com que o ambiente das organizações sofressem grandes mutações, inserindo até então pequenas empresas em um quadro de competitividade mundial.
Para atender a essa nova demanda, precisou-se investir pesado em qualidade, tanto de serviços prestados como de funcionários e produtos oferecidos. Para que essa mudança ocorresse, as empresas precisaram rever sua estrutura e cultura organizacional, quebrando velhos paradigmas e se voltando para a modernidade.
Com toda essa reestruturação, o foco das organizações passa a ser a satisfação do cliente, que consequentemente se torna mais exigente com os serviços prestados e produtos oferecidos. Para essa demanda ser atendida, investiu-se na formação de profissionais de qualidade, dando ao RH a tarefa de treinamento especializado para cada área exigida.
Atualmente, pode-se observar em grandes organizações, o aumento de universidades corporativas, que oferecem cursos de graduação, pós-graduação entre outros, extraindo assim a máxima eficiência de seus funcionários.
Além da satisfação do cliente, as empresas passam a investir em modernidade, tanto de seu maquinário como de sua tecnologia, levando em conta que, uma organização que está inserida num contexto global não deve manter o mesmo “tipo” de contato e /ou relacionamento que mantinha quando não era reestruturada globalmente, visto que haja agilidade, flexibilidade e clareza nas novas transações.
A Globalização faz também com que as organizações exerçam sua criatividade, levando em conta que o produto hoje lançado não será mais objeto de desejo no mês que vem, tendo como causa