O manifesto Comunista
O MANIFESTO COMUNISTA
(Karl Marx e Engels)
Do meu ponto de vista, o Comunismo é uma doutrina social que visa o bem-estar da sociedade como um todo, eliminando todo tipo de desigualdade social, propriedade privada, ocorrendo assim, a estatização de todas as empresas. Porém é algo muito subjetivo, porque partindo do princípio que se o Estado for abolido, e o poder ser entregue ao povo, provavelmente resultaria em uma anarquia. Se é que é possível pensar na possibilidade da existência de uma sociedade sem um representante, ou um líder.
Sou a favor das mudanças que as ideias Comunistas trouxeram para a nossa sociedade, foi através dessas correntes que surgiram as primeiras leis trabalhistas em favor dos proletariados que eram submetidos a trabalhos praticamente escravos, sem direito à nenhum benefício.
De acordo com o livro “ O manifesto Comunista “ minha linha de raciocínio não passa muito longe, porém o livro é muito mais complexo e completo.
No terceiro capítulo, por exemplo, Marx fala dos três tipos de socialismo. O socialismo reacionário, que seria uma forma de a elite conquistar a simpatia do povo, e mesmo tendo analisado as grandes contradições da sociedade, ele as via do ponto de vista burguês e procurava manter as relações de produção e de troca; o socialismo conservador, com seu caráter reformador e anti- revolucionário, e o socialismo utópico, que não se apoia em luta política, mas dependia sim da boa vontade da burguesia, tornando a sociedade comunista inatingível.
O marxismo influenciou os mais diversos setores da comunidade, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos.
O livro termina com a célebre frase: "Proletariado de todo o mundo, uni-vos" é em resumo tudo que Marx e Engels acreditavam, pois o Capitalismo só gera menos mão de obra humana, gera desemprego, gera a divisão da sociedade em classes sociais desiguais, uns possuem