O mal estar na civilizaçao
Faculdade de Educação. – FAE
2011
Resenha do filme “ O Elo Perdido”( Man to Man).
O filme começa com a viagem de Jamie e Elena pela África, viagem esta que tinha o intuito de capturar piguimeus para a realização de estudos que comprovassem o elo perdido da espécie humana. A captura é realizada por armadilhas, houve muita resistência do piguimeu Toko. Já na cidade os piguimeus objeto de estudo dos pesquisadores, tinham um certo estranhamento e desconfiança o que dificultava a análise e estudo dos pesquisadores.
Com a chegada dos piguimeus na cidade a população se sentia insegura, eles acreditavam que os piguimeus possuíam poderes, levavam azar e tinham envolvimentos com magia achavam que todos os problemas que estavam acontecendo era culpa dos piguimeus. Esta era uma visão preconceituosa da população somente porque os piguimeus eram de origem e cultura diferente.
Jamie consegue se aproximar mais dos piguimeus fazendo com que estes viessem a colaborar mais com a pesquisa, essa aproximação de Jamie o fez perceber que o casal de piguimeus demonstravam inteligência, sentimentos e que a diferença deles para os europeus era somente a cultura e a civilização, seus colegas não acreditavam em Jamie e estavam dispostos a provarem o elo perdido da espécie humana, eles então afastam Jamie da pesquisa.
Após apresentarem a pesquisa para a academia Fraise e Alexander expõe o casal de piguimeus em um zoológico tornando estes vitimas de uma enorme crueldade humana. Os piguimeus eram vistos como inferiores, o que fez com que as culturas européia e dos piguimeus se confrontassem.
Liloka está grávida e quando Alexander e Fraiser descobrem sobre a gravidez a seqüestram pois não poderiam perder a oportunidade de estudar o feto.
Toko sai atrás de Alexander e ao encontrar o esfaqueia, logo após é perseguido e morto pelos cidadãos.
Jamie assumi o filho de Liloka evitando assim com que ela e seu filho sofram conseqüências e a