O lúdico e a psicopedagogia
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E LUDICIDADE
PROFESSOR: CÉSAR LEIRO
O LÚDICO NO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO “O homem só se torna plenamente humano quando brinca”. Schiller
Por: Adilma Souza Santos
Adriana N. Vilas Boas
Elisania dos Santos Dantas
Maria Augusta da Silva Moura
Salvador – 2002
Resumo: este artigo aborda o Lúdico no desenvolvimento do trabalho Psicopedagógico, através do conceito, histórico e processo diagnóstico da Psicopedagogia, visando aprofundar os conhecimentos sobre o Lúdico e essa nova ciência em expansão.
Palavras-chave: Lúdico; Psicopedagogia; Aprendizagem
Summary: this article approaches the Playful one in the development of the Psicopedagógico work, through the concept, description and disgnostic process of the Psicopedagogia, aiming at to deepen the knowledge on Playful and this new science in expansion.
Word-key: Playful; Psicopedagogia; Learning
A HISTÓRIA (TRAJETÓRIA) DA PSICOPEDAGOGIA
A Psicopedagogia nasceu na Europa, ainda no século XIX, devido a necessidade de contribuir na busca de soluções para a difícil questão do problema de aprendizagem. Os filósofos, os médicos e os educadores foram os primeiros a pensarem sobre esse assunto. A Psicopedagogia está fortemente marcada pela literatura francesa, na qual é possível citar alguns autores como, Jacques Lacan, Maud Mannoni, Françoise Dolto, George. Mauco, Janine Mery, Pierre Vayer e Maurice Debesse. A literatura francesa conta com o trabalho de Janine Mery, psicopedagoga francesa – que apresenta algumas considerações sobre o termo Psicopedagogia e sobre a origem dessas idéias na Europa, e os trabalhos de George Mauco, fundador do primeiro centro médico-psicopedagógico na França onde se percebe as primeiras tentativas de articulação entre Medicina, Psicologia, Psicanálise e Pedagogia,