A ludicidade sob a ótica da piscopedagogia
RESUMO
O termo ludicidade leva a diversão e brincadeira. Contudo, o lúdico não se restringe tão somente a isso quando se fala em educação. Com o potencial de despertar a imaginação, a criatividade, a curiosidade, entre outros, a ludicidade se tornou um importante recurso didático com o intuito de levar a criança a aprender de modo ativo, significativo senão. Dentro disso, o texto a seguir, mais precisamente um artigo, elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, tem como finalidade maior apresentar o lúdico sob a ótica da psicopedagogia. Esta por sua vez, uma área que estuda os problemas de aprendizagem, apresentando soluções viáveis junto ao educador e a própria família do educando, considera brinquedos, brincadeira e os jogos, importantes recursos no trabalho pedagógico. Se eles têm esse potencial de despertar o aluno para a aprendizagem, logo, devem ser considerados como elementos que liga aluno e conhecimento.
Palavras-chaves: Lúdico; Aprendizagem; Piscopedagogia.
INTRODUÇÃO
A educação voltada para a aprendizagem dos alunos deve basear-se no desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Deste modo, o lúdico, no contexto educacional atual é visto como instrumento didático eficaz para o desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. O lúdico desperta no educando a curiosidade, a criatividade e o interesse em aprender.
A partir do lúdico os educandos expressam o que sabem em forma de brincadeiras e de jogos, logo o aprender se torna atraente e retira o caráter mecânico e rotineiro da educação.
A psicopedagogia diante do lúdico também reconhece a sua