Sociologia
O conhecimento é um conjunto de informações e sentidos que permite a capacidade de pensar o mundo, de dar significado à realidade e de passá-lo por gerações. As transmissões culturais, o ensinamento do comportamento social dá-se através de um processo educativo formal e informal. Formal quando instituições específicas se responsabilizam pela tarefa, como é o caso da escola e informal quando o aprendizado acontece de forma espontânea, através da convivência com o grupo social.
Os diversos grupos sociais criam tradições e costumes que explicam indiretamente sua visão de mundo a respeito da vida e do universo. São elaboradas festividades, cerimônias e ações práticas regulares que congregam os membros da comunidade e inicia os mais novos na vida do grupo. Estes são conhecidos como rituais que afirmam a presença do indivíduo ao grupo e sua posição nele e ritual de passagem para oficializar a participação de novos indivíduos ao grupo ou a camadas específicas desse mesmo grupo.
Ritual: ação revivida em grupo com tendência à repetição. É uma forma ideal de ação aceita por todo um grupo para explicar a existência humana e suas convenções.
Todas as culturas são dinâmicas e nesse processo de transmissão geracional desenvolvem mecanismos de conservação do conhecimento acumulado e mecanismos de mudanças ajustados. São as relações entre as culturas humanas e as condições de cada grupo que mostram as diferenças entre elas como resultados das circunstâncias que as cercam e das tradições herdadas do passado. É a História e as necessidades impostas, determinadas pelo meio ambiente, que explicam a especificidade (particularidade) de uma cultura.
As culturas são padrões sociais articulados em que a alteração em qualquer traço, provoca mudança no todo e essas transformações acontecem de maneira imperceptível e dependem das condições, do peso das tradições e das necessidades emergentes.
As culturas não podem ser comparadas umas com as outras