O lúdico nas aulas de matemática
O lúdico no ensino da Matemática.
Disciplina: Comunicação e Linguagens
Nome: Simara Inácio de Abreu
Orientador: Profª. Joelma Gurgel
Canindé, Maio de 2014
JUSTIFICATIVA
O presente estudo justifica-se pela curiosidade em identificar as características das aulas de Matemática voltadas para o trabalho lúdico. A escolha do tema surgiu de uma indagação do pesquisador após lembranças do seu tempo de escola, pois o mesmo conteúdo era tido como conteúdo decorativo, sem atração e desinteressante, e como já é uma característica dos alunos do ensino fundamental, o lúdico como forma de aprendizagem, poderia transformar este contexto. Pretende-se então realizar uma pesquisa bibliográfica a fim de buscar a importância, metodologias, materiais e referencias da utilização do lúdico em sala de aula.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Identificar metodologias voltadas para a utilização do lúdico nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Reconhecer os materiais alternativos que servem de subsídio para as aulas matemática.
Conhecer estilos de jogos pedagógicos.
Fundamentar o conhecimento do lúdico nas aulas de matemática.
METODOLOGIA
Nossa investigação científica se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica onde buscou-se uma compreensão da utilização do lúdico nas aulas de Matemática. Onde NEVES 2013, pg.01, destaca em seu estudo que este tipo de pesquisa “É o levantamento de um determinado tema, processado em bases de dados nacionais e internacionais que contêm artigos de revistas, livros, teses e outros documentos.”
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A importância do Lúdico.
Segundo Kamü (1990) antigamente o brincar fazia parte da personalidade das crianças e dos adultos, onde os jogos e diversões entre eles construíam momentos oportunos para que a sociedade aproximasse seus laços coletivos. Isso é visível durante os eventos populares, onde se reúnem grupos afins da realização de várias