o lúdico na aprendizagem
Aprender brincando: O lúdico na aprendizagem
Delimitação do tema
A importância do lúdico no primeiro ano de ensino fundamental I
Problematização
Como despertar o psicomotor e o cognitivo da criança através da ludicidade?
Justificativa
A importância da inserção e a utilização dos brinquedos, jogos e brincadeiras na prática pedagógica é bastante enriquecedora, onde a criança encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo e desenvolvendo sua capacidade cognitiva e apreciativa com relação à compreensão e a sua intervenção nos fenômenos sociais e culturais.
Objetivo geral
O objetivo do presente trabalho é utilizar, por meio de aulas, a ludicidade no processo – aprendizagem tornando-as mais produtivas e prazerosas, auxiliando o processo o processo psicomotor e cognitivo.
Objetivo Específico
. Aplicar jogos e brincadeiras na prática pedagógica;
. adquirir habilidades de coordenação motora, lateralidade e esquema corporal, possibilitando a organização espacial, e o equilíbrio entre o real e o imaginário.
Fundamentação teórica
A ludicidade possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Independente da época, cultura e classe social, os jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança, conforme Santos (1977, p.14) citado por Rau (p. 28, 2011).
A formação lúdica se assenta em pressupostos que valorizam a criatividade, o cultivo da sensibilidade, a busca da afetividade, a nutrição da alma, proporcionando aos futuros educadores vivências lúdicas, experiências corporais, que se utilizam da ação, do pensamento e da linguagem, tendo no jogo sua fonte dinamizadora.
Conforme citação acima a brincadeira permite o desenvolvimento integral da criança e o estímulo às habilidades físicas e intelectuais, de acordo com complementação de Cunha (1994) que diz “O brincar é uma característica primordial na vida das crianças”.
Metodologia
A