O LÚDICO NA APRENDIZAGEM
ELIANA PINHEIRO DA SILVA
GISELE CRISTINA DE LIMA IDALINA JOSE DA CRUZ
“Não basta ser interdisciplinar para ser interessante, nem fazer parte do cotidiano para ser pertinente”. (Sadovski, 2007. p. 9)
RESUMO
O estudo focaliza a influência dos jogos lúdicos na aprendizagem, visando a importância dos jogos e brincadeiras no processo de formação da personalidade humana, favorecendo a construção de conceitos. A conscientização cabe ao educador, que torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar a criança em mútipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo-emocionais. As atividades envolvendo jogos, tornam-se uma alternativa para alunos que não assimilam com a explicação do professor o conteúdo abordado e necessitam de algo diferente, através do qual possam vivenciar os fatos acontecidos, despertando o gosto pelas aulas. Por considerar o aluno agente da construção de sua aprendizagem, o professor deve utilizar jogos e desafios, estimulando-o a agir reflexivamente, trocando idéias e opiniões com o professor e colegas sobre possíveis soluções. Desta forma, realizou-se pesquisas bibliográfica baseada em literaturas. Através deste questionamento, buscaremos pesquisar a importância dos jogos na construção/aquisição de conceitos despertando nos alunos a criatividade, possibilitando a experiência com novos conhecimentos e a construção de respostas que integre o lúdico.
Palavras-chave: lúdico; construção/aquisição; inovação.
ABSTRACT
The study focuses the influence of the games ladinos in the learning, seeking the importance of the games and games in the process of formation of the human personality, favoring the construction of concepts. The understanding falls to the educator, that turns responsible for the learning and he/she should work the child in multiple formation, in the aspects biological, social, cognitive