como gerar energia a partir das ondas do mar
O gigantesco potencial gerador de energia elétrica dos oceanos ainda está por ser explorado. Juntamente com a energia dos ventos e da energia solar, a energia gerada a partir dos oceanos é limpa e auto-sustentável.
"Nós desenvolvemos um equipamento que gera energia a partir do oceano tão facilmente quanto uma turbina de vento o faz sobre a terra," afirma William Dick, coordenador do projeto.
O objetivo do grupo de pesquisadores, reunidos no projeto WWEC ("Wave Energy Converter": Conversor de Energia das Ondas), é a construção de uma tecnologia licenciável que possa ser instalada em alto mar, em grandes redes interconectadas. O enfoque adotado foge do convencional, uma vez que as tentativas até agora feitas de exploração do potencial energético dos oceanos sempre se baseou em aparatos instalados ao longo da costa. "Há muito mais energia disponível em alto mar, porque as ondas perdem energia à medida em que se aproximam de águas mais rasas." explica Dick.
Chamado de Wavebob, mesmo nome da empresa irlandesa que será responsável pelo licenciamento da tecnologia, o equipamento é parecido com uma bóia flutuante. Ao contrário das bóias tradicionais, porém, o Wavebob fica ancorado em uma massa de tração, tipicamente uma grande placa ou mesmo o o fundo do mar. Até agora, os dispositivos desse tipo apresentavam sérios problemas de projeto, com limitações quanto à massa de tração que podiam suportar e problemas decorrentes das violentas oscilações a que estavam sujeitos em mar aberto. "No Wavebob, nós encontramos soluções efetivas e de baixo custo para esses