Energia dos oceanos
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: AMBIENTE ENERGIA E SOCIEDADE
PROFESSOR: MARCO ANTONIO DIODATO
ENERGIA DOS OCEANOS
MOSSORÓRN
2011
Allan Kardec Freitas Fernandes (allankff@hotmail.com)
Aurécio Cavalcante de Azevedo (aureciogeo@gmail.com)
Carlos Antonio da Silva (catonho_silva@hotmail.com)
Guilherme Ximenes (guilhermeximenesdp@hotmail.com)
ENERGIA DOS OCEANOS
Trabalho requisitado pelo professor Dr. Marco Antonio Diodato como pré-requisito avaliativo para obtenção de créditos na disciplina Ambiente Energia e Sociedade do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia-UFERSA.
MOSSORÓ/RN
2011
INTRODUÇÃO
O ser humano é um ser dotado de capacidade intelectual e suas ações na natureza são praticadas de forma transformadoras e consciente, o que denomina-se de trabalho. Em suas ações de produção e reprodução do espaço em que vive, o homem necessita de fontes de energia para realizar suas atividades.
Durante muito tempo o ser humano utilizou e ainda utiliza determinados recursos energéticos que lhe possibilita desenvolver as técnicas necessárias á construção das estruturas sistematicamente necessárias ao pleno desenvolvimento do que pode ser chamado de meio ambiente. Entretanto muitos dos recursos utilizados para a geração de energias que possibilitassem as ações transformadoras do espaço, ao mesmo tempo em que eram benéficas, concomitantemente também eram capazes de gerar certos derivados que em determinadas circunstâncias de caráter quantitativos detinham a capacidade de alterar as estruturas físico, químicas e biológicas do meio, o que definiríamos como poluição.
No intuito de amenizar os impactos causados pelas principais fontes de energia utilizadas, o ser humano vem buscando novas alternativas de fontes energéticas que propiciem a capacidade de gerar energia menos poluente e mais eficaz. Dentre estas novas alternativas de