energia dos oceanos
Bacharelado em Ciência e tecnologia – BCT
Disciplina: Ambiente Energia e Sociedade
Professor: Armistrong Martins.
Seminário
Tema: Energia dos Oceanos
Alunos:
Bruno José Nogueira Dias
Josenildo Henrique Gurgel de Almeida Mallena Nogueira Lira Maryane Diógenes Oliveira.
Introdução:
Para proteger os recursos naturais do planeta é essencial, portanto, reduzir maciçamente as emissões de CO2. No entanto, para garantir um abastecimento de eletricidade estável a um preço acessível e, com isso, a prosperidade e o desenvolvimento social e econômico da população mundial, devem ser desenvolvidas fontes de energia adicionais, renováveis e ecológicas. A extração da energia do mar oferece um potencial promissor nesse aspecto: como fonte pouco utilizada até agora, o mar oferece capacidade adicional. . A energia dos oceanos é inesgotável.Ela se renova através da atração no sistema Terra-Lua-Sol, da rotação da terra, do vento, das condições topográficas. A geração de correntes marítimas é livre de emissões e, portanto, ecológica.
Definição:
É a energia contida nos oceanos e pode ser obtida de diversas formas: através do fluxo das marés, correntes marítimas, gradiente de temperatura, e das energia das ondas. A energia contida nas ondas,são responsáveis por metade do recurso mundial de energia oceânica. Assim como a que se origina dos ventos e do sol, a energia vinda das águas dos oceanos é classificada como limpa e auto-sustentável. No entanto, encontra-se em fase de pesquisas e portanto não é, ainda, um recurso muito explorado. Por enquanto é utilizada principalmente no Japão, na Inglaterra e no Havaí, além da França.
Breve Histórico
A primeira usina maremotriz do mundo foi construída em La Rance, na França em 1966. Prevê-se que possa ser utilizada para produzir energia elétrica, e numa fase posterior, água doce e hidrogênio.
Hoje, essa forma de geração de energia é utilizada