Analise de um livro didatico net
Nome do livro: A escrita da História, Flávio de Campos e Renan Garcia Miranda, volume único com 665 páginas, editora Escala Educacional, ano de publicação 2006. Distribuição gratuita nas escolas públicas fornecido pelo Ministério da Educação, o livro possui unidades 09 é divididos em 27 capítulos.
Na apresentação do livro os autores demonstram como o volume foi distribuído. De acordo com Campos e Miranda (2006) A cada capítulo contém um “texto básico é entremendado por análise historiográficas, textos literários e letras de músicas, em geral acompanhado por uns documentos iconográficos: fotos, gráficos, tabelas e mapas”. Esses textos é acompanhado está dividida em quatro partes, ao final uma relação de exercícios relacionados ao tema.
Ainda em cada capítulo os autores trazem não apenas textos conteudistas, mas também, análise de obras de artes, fotografias,, musica textos historiográficos, mapas e opiniões controversas diversificando o ensino e ampliando o conhecimento dos educandos. Nos finais dos capítulos ainda exercício de vestibulares denominado Oficina de Historia, nessas atividades o aluno terá oportunidade de ter contado com diversos tipos de avaliações com questões de múltipla escolha e atividades disertavivas que solicite a comparação de textos escritos e documentos visuais.
É oferecido leituras complementares de outros autores que sintetizam as principais discussões, um texto de revisão com outro olhar, para que educandos possam construir seus conceitos e levantamento hipótese, para formar opiniões criticas.
Campos e Miranda (2006) reforçam os temas trazendo ‘Atividades de fechamento’, que são comparações dos assuntos abordados sobre o prisma da arte, política e economia. A ‘Oficina de Historia’ traz também, o que eles chamam de ‘Radar’, é um apanhado das questões dos exercícios, mas com o foco voltado para os vestibulares para encerra a Unidade do livro.
A escola tem no livro