Áreas de Atuação - Engenheiro de Telecomunicações
A Engenharia de Telecomunicações insere no mercado profissionais com capacitação geralista. Estes podem atuar com desenvolvimento de projetos e tecnologias relacionadas com satélites, televisão, rádio, internet, telefonia móvel e fixa, enfim, cria projetos amplos relacionados a todo sistema de telecomunicações.
Sempre pautando segurança e ética, com respeito incomum ao meio ambiente e as leis regulamentadoras, o engenheiro de telecomunicações inspeciona equipes de trabalho, sempre analisando se são possíveis ou não o desenvolvimento dos projetos, bem como sua viabilidade econômica. Ademais, tem função de fiscalização, pericias, etc., podendo inclusive emitir laudos. O profissional capacitado em Engenharia de Telecomunicações encontra um mercado receptivo devido ao grande crescimento e avanço das tecnologias relacionadas com essa área . Para corresponder a demanda, várias empresas contratam os formados nessa engenharia para o desenvolvimento de produtos como; a fabricação de set up box (receptores), e conversores de TV digital. Outro grande setor de contratação é o de telefonia que além das grandes operadoras, também existe a possibilidade do profissional trabalhar em grandes empresas fabricantes, na sua maioria multinacionais, onde o especialista pode trabalhar também na área de desenvolvimento. Assim sendo, o engenheiro de telecomunicação, apesar de sua formação geralista, tem varias possibilidades de atuação profissional, tendo em vista que a área engloba campos essenciais ao desenvolvimento tecnológico mundial.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O Engenheiro de Telecomunicações é responsável pelo planejamento, concepção, especificação, criação de projetos e implementações de sistemas de comunicação e transmissão de voz, dados e imagem, como a modelagem e o dimensionamento dos canais de comunicação. A sua função é analisar projetos, oferecendo consultorias técnicas, supervisionamentos e coordenação de estudos e projetos relacionados a todos os