historia dos numeros
Desde o começo da civilização, vários povos reconheceram a necessidade dos números em suas vidas. Sabemos disso porque essas pessoas fizeram "marcas" na parede das cavernas para registrar quantidades de coisas que para eles eram importantes.
Suas idéias de número provavelmente limitavam-se ao uso de palavras e/ou sons diferentes para "um", "dois" e "muitos".
Provavelmente, o homem primitivo não tinha necessidade de contar quantidades muito grandes. Ainda hoje, por exemplo os indígenas do grupo Ianomâmi contam somente até 5 ou 6.
Quando a necessidade de contar aumentou, as pessoas passaram a usar pilhas de pedras ou fazer nós em cordas.Os egípcios representavam os números através de desenhos que lembravam elementos da fauna e da flora presentes ao seu redor. Foi um povo que realizou grandes construções sendo necessárioutilizar uma unidade de medida padrão chamada de cúbito. Na Grécia Pitágoras foi um grande estudioso da matemática relacionando tudo com os números. Explorando os números, foi o primeiro homem a tera idéia de números pares, impares, utilizar os números inteiros para formar os triângulos e na música descobriu que a proporção dos números inteiros causava a harmonia dos sons. Para Pitágoras amatemática era à base de tudo. Arquimedes foi o maior matemático teórico. Utilizava uma matemática abstrata através de jogos. Inspirados pelos gregos, os romanos criaram um sistema de numeração muitoutilizado na Europa. Os indianos criaram o sistema de numeração que utilizamos hoje e depois aperfeiçoado pelos árabes, por isso a denominação algarismos hindu-arábicos. Foram eles também que inventaram.
Para contar grandes quantidades, elas faziam agrupamentos. Provavelmente você também já tenha feito contagem por meio de marcas e realizado agrupamentos.
Com o passar do tempo, as pessoas foram substituindo essas marcas de agrupamentos por uma escrita simbólica, isto é, por símbolos, e diversas civilizações