História dos Números
Modo como surgiram, origem.
Os povos primitivos viviam daquilo que a natureza lhes davam, não sabiam, nem precisavam saber quantos objetos tinham. Mas, com a invenção da agricultura e a domesticação de animais, o Homem teve a necessidade de contar.
Primeiro, a agricultura passou a exigir o conhecimento do tempo, das estações do ano e das fases da Lua e assim começaram a surgir as primeiras formas de calendário. Depois, com os pastores, que faziam a contagem de seu rebanho usando pedras, cada animal que saía para o pasto de manhã correspondia a uma pedra que era guardada em um saco de couro. No final do dia, quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa, onde, para cada animal que retornava, era retirada uma pedra do saco. Se no final do dia sobrasse alguma pedra, é porque faltava algum dos animais e se algum fosse acrescentado ao rebanho, era só acrescentar mais uma pedra. A palavra que usamos hoje, cálculo, é derivada da palavra latina “calculus”, que significa pedra.
Como foram as primeiras contagens.
A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhassem ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.
Qual a teoria de Georges Ifrah.
Cada número é representado por um número de ângulos, cuja forma coincide com o valor do número. Assim 1 é representado por uma forma com um ângulo a 2 com dois ângulos, e até 9, para o qual também mostra, perto da escrita atual, da forma em que é visto como tendo nove ângulos e, é claro, de zero, redonda, em seguida, sem ângulos.
Quais os diferentes símbolos para representar os números (de acordo com os diferentes povos).
Como ocorre a contagem pelo Ábaco?
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas) e nos