O líder educador e líder inovador
Pág. 119 a 129
A parte do capítulo estudado trata do papel e da importância do Líder como educador dentro das organizações. Ou seja, o Líder, além de todas as outras características mencionadas nos outros capítulos do livro, deve atuar como agente que incentiva, facilita e introduz novos conhecimentos à equipe em que trabalha. Pois quando há um real aprendizado, além dos resultados excepcionais, há maior velocidade do desenvolvimento dos profissionais, essenciais na motivação individual de cada membro do grupo.
Além do papel da introdução de novos conhecimentos no sentido técnico ao grupo, o Líder Educador também deve fazer a interface da socialização dos novos membros à equipe, fazendo o primeiro contato com as informações iniciais, para que haja melhor e mais rápida aceitação do novo membro ao grupo já existente. Isso deve estar atrelado à capacidade do Líder em conferir autonomia aos seus membros a fim de promover a socialização.
Neste sentido, o livro faz uma alusão da relação do aluno com o professor, com a relação do colaborador subordinado ao Líder: “se a relação entre professor e aluno é capaz de despertar a motivação para a aprendizagem, não ocorrerá o mesmo com o gestor líder nas organizações?”.
Dentro do papel de Líder educador, podem-se destacar duas faces: o Líder Coach e o Líder Mentor.
O líder Coach estimula na sua equipe a reflexão quanto ao seu ponto de vista e valores e crenças, trazendo desta forma novos conhecimentos, habilidade e capacidades. É uma provocação construtiva, no sentido de desafiar o colaborador a pensar diferente e inovar na resolução de problemas.
Já o líder Mentor é uma referência, um conselheiro o qual a equipe busca espelhar-se. Normalmente é um líder mais experiente, com disposição em compartilhar deste conhecimento e experiências.
Os dois formatos de liderança podem ser traçados de forma a complementar-se pois os dois conceitos não se opõe. O ideal para o líder é equilibrar as