gasometrial srterial

1614 palavras 7 páginas
A gasometria arterial mede o pH e os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue de uma artéria. Esse exame é utilizado para verificar se os seus pulmões são capazes de mover o oxigênio dos alvéolos para o sangue e remover o dióxido de carbono do sangue.

Quando as artérias passam pelos nossos pulmões, elas deixam o dióxido de carbono que é produzido na respiração celular e coletam o oxigênio que está nos alvéolos, para então levá-lo aos nossos órgãos. A gasometria arterial utiliza o sangue retirado de uma artéria, em que o oxigênio e o dióxido de carbono podem ser medidos antes de entrar nos tecidos corporais.

Os valores da gasometria arterial por si só não fornecem informações suficientes para diagnosticar uma doença. Eles não podem dizer se os níveis baixos são causados por problemas pulmonares ou cardíacos, mas por outro lado é ela que determina se um paciente tem ou não necessidade de suplementação de oxigênio.

Qual médico faz o exame?

Saiba mais

Esclareça dúvidas sobre medicamentos que tratam a asmaEvite as crises de asma com esses nove cuidados

O exame é realizado por meio de punção de ramo arterial, em geral da artéria radial, por um enfermeiro, com coleta subsequente de uma amostra de sangue.

Quando o exame é pedido?

Uma gasometria arterial pode ser pedida pelo médico para:

- Verificar a gravidade de problemas respiratórios e doenças pulmonares, como fibrose cística ou DPOC; Verificar se o tratamento para uma determinada doença pulmonar está funcionando; Descobrir se você precisa de oxigênio extra ou ajuda com a respiração (ventilação mecânica); Verificar se você está recebendo a quantidade certa de oxigênio enquanto estiver recebendo oxigênio suplementar; Medir o pH no sangue de pessoas que têm insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes não controlada, distúrbios do sono e infecções graves, ou depois de uma overdose de drogas.

Uma gasometria arterial muitas vezes é feita em pacientes que estão no hospital com

Relacionados