O lucro ou as pessoas?
RESENHA
Avram Noam Chomsky nasceu na Filadélfia (Estados Unidos), no dia 7 de dezembro de 1928. É um linguista, filósofo, ativista, professor, autor e analista político estadunidense. Foi introduzido na linguística por seu pai, especializado em linguística histórica hebraica. Estudou no Oak Lane Country Day School e no Central High School. Foi pesquisador assistente na Universidade de Harvard, onde realizou a maior parte de suas pesquisas relacionadas à linguística, entre os anos de 1951 e 1955. Estudou na Universidade da Pensilvânia, onde se tornou Ph.D., publicando sua tese com mais de mil páginas. Após receber a sua graduação, Chomsky passou a lecionar no Massachusetts Institute of Technology. Tornou-se muito conhecido por suas críticas contra as políticas externas norte-americanas.
Para Chomsky, o neoliberalismo é o paradigma econômico e político que se apresenta no tempo atual, e é definido como o conjunto de políticas e processos que permitem a um número relativamente pequeno de interesses particulares controlarem a maior parte possível da vida social com o objetivo de maximizar seus benefícios individuais. Ou seja, de uma forma mais simplificada, é o conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, permitindo que haja então total liberdade de comércio.
A doutrina neoliberal, também conhecida como Consenso de Washington, não é algo absolutamente novo, pois seus pressupostos já foram pensados desde época do Iluminismo. Ela foi criada pelos senhores da economia privada, em geral empresas gigantescas que controlam a maior parte da economia internacional e têm meios de ditar a formulação de políticas e a estruturação do pensamento e da opinião. O autor argumenta que, sempre existiu uma guerra da