Resumo capitulo 1 livro o lucro ou as pessoas
INTRODUÇAO:
Pag3-4-5
Explicação neoliberalismo: um conjunto de políticas e processos que permitem a um número de interesses particulares (burguesia) controlar a maior parte possível da vida social. O neoliberalismo é caracterizado por políticas de livre mercado que incentivam o empreendorismo privado e a livre escolha do consumidor. O neoliberalismo é um trunfo, pois, apesar de ter diversos defeitos, como reduzir impostos para ricos e desmantelar a educação publica e programas de seguridade social, até hoje, nenhum outro modelo econômico conseguiu substituí-lo.
O neoliberalismo tem como alguma de suas conseqüências um enorme crescimento de desigualdade econômico e social, um aumento marcante da pobreza entre nações mais atrasadas no mundo, um meio ambiente global catastrófico e etc.
O neoliberalismo é o inimigo da democracia participativa, a democracia só é admissível para o este modo econômico caso o controle dos negócios esteja fora de alcance das decisões populares e das mudanças.
O sistema neoliberal foi estabelecido para atender as necessidades da minoria, e por isso não se pode jamais permitir que a maioria questione e modifique o poder das grandes empresas.
Pag 6-7-8
*Capitalismo não deve ser comparado a democracia. Para Chomsky, é impossível alguém ser ao mesmo tempo a favor da democracia participativa e defensor do capitalismo já que este modelo divide a sociedade em classes.
*Uma grande característica do capitalismo é o mito do mercado “livre”. Mito já que os mercados quase nunca são competitivos. A maior parte da economia é dominada por empresas gigantescas que possuem um enorme controle sobre seus mercados. O fato de a economia girar em torno dessas instituições compromete gravemente a nossa capacidade de construir uma sociedade democrática.
*Os governos são MUITO importantes da manutenção do sistema capitalista. Eles subsidiam as grandes empresas e trabalham para promover os interesses empresariais.