ANTROPOLOGIA: DOS CONCEITOS INICIAIS AO MODO DE PESQUISA DOS ANTROPÓLOGOS
KELIANE SOUSA CUTRIM FERREIRA1
1. INTRODUÇÃO
Exposição de ideias, concepções e críticas elaboradas por cada um de seus autores, todas relacionadas aos primórdios da antropologia, passando pela concepção de que nos tornamos humanos até mais recentemente, mostrando como os antropólogos pesquisam nas grandes cidades.
2. COMO OS ANTROPOLOGOS COMPREENDEM CULTURA?
O etnocentrismo está diretamente relacionado à cultura e é contrário ao relativismo cultural. Primeiro pretendo explicar cada um dos termos e depois mostrar como ele se relacionam. O termo cultura vem sofrendo modificações de significado desde o nascimento da palavra. Ela veio para nos diferenciar de outros animais, pois somente nós humanos temos a capacidade desenvolver culturas e de passá-las adiante. As sociedades que não possuíam a escrita, a cultura era passada de maneira oral. Considera-se cultura toda e qualquer manifestação da existência humana.
Nós entendemos por cultura uma série de elementos tais como: crenças, artes, ideias, valores, alimentação, entre outros, mas isso tudo é muito abrangente. Segundo Santos, há duas concepções básicas de cultura. “A primeira concepção de cultura remete a todos os aspectos de uma realidade social; a segunda refere-se mais especificamente ao conhecimento, às ideias e crenças do povo.” (Santos, 1983: p. 23)
Essa primeira menciona o conjunto de características que cada povo ou nação possui, não importando quão diferentes elas possam ser, “... preocupa-se com todos os aspectos de uma realidade social.” (Santos, 1983: p. 24).
Um exemplo disso é quando mencionamos as diferenças da cultura brasileira e da cultura inglesa, cada uma possui sua maneira de viver e de organização social. Já a segunda concepção fala das especificidades ligadas ao conhecimento, ideias e crenças de cada povo ou nação. É expor os aspectos tanto de uma cultura como da outra. A brasileira com suas representações