TI Aplicada a Logística
Durante muito tempo a Tecnologia da Informação foi classificada como um suporte administrativo gerador de custos, atualmente a Tecnologia da Informação alinhada a Logística Empresarial está associada diretamente ao fato de uma organização relacionar-se com o cliente interagindo de forma eficiente com a cadeia produtiva para conquistar o objetivo final – ter um diferencial competitivo para atuar no mercado globalizado, fato este que tornou a tecnologia da informação um fator estratégico para as empresas e que assumiu o status de se confundir com o próprio negócio.
Tecnologias aplicadas à logística
Para obter essa vantagem competitiva, as empresas estão recorrendo aos sistemas integrados de informação, buscando automatizar seu processo produtivo utilizando algumas tecnologias do tipo: Electronic Data Interchange (EDI), o Warehouse Management System (WMS), tecnologia de código de barras e o Vendor Managed Inventor (VMI).
Objetivos dos principais modelos de estratégia e organização de negócios
Ao influenciar o modelo de estratégia das organizações a tecnologia da informação obrigou as organizações a olharem mais a fundo para a integração da cadeia de suprimentos com os seguintes objetivos:
a) Excelência Operacional: no mercado imprevisível e competitivo da atualidade as empresas ou crescem e se destacam ou vão à falência. Para crescer devem ser bem gerenciadas e estar comprometidas a melhorar mais rapidamente do que os concorrentes, minimizando ou eliminando custos operacionais sem importância. Além disso, a direção deve acreditar nos fundamentos da qualidade e estar envolvida com a melhoria contínua para aumentar a eficiência e competitividade, pois, a inserção de novos sistemas e tecnologia desempenha uma função relevante na criação de processos operacionalmente excelentes. Excelência operacional significa em poucas palavras que as empresas enfatizam a eficiência e a confiabilidade, liderando o mercado em termos de preço e conveniência,